Tive um encontro ontem...um encontro num lugar que para alguns é um mero espaço artístico, para outros é um momento de receber a mensagem e infelizmente para outros é um saco...
Como sou da classe artística vou defender o meu espaço e levanto a bandeira em receber a mensagem, sendo assim, ontem estive no Teatro, onde tive a oportunidade em rever Fernanda Montenegro , numa interpretação sucinta, objetiva, leve e focada sendo Simone De Beauvoir, para alguns foi e continua sendo o mito da filosofia existencialista! Além de ter sido uma escritora sensível e feminista francesa sem deixar o lado feminista dominá-la.
Voltando a Fernanda Montenegro, não tinha como deixar de ver ou perceber como essa atriz de renome e conquista teatral estava doada em cena, por que ficar sentada, sob um foco de luz intenso durante 50 minutos, falando um texto como se fosse seu, só ela mesma, não desmerecendo as atrizes de peso que temos e de tanto tempo de lapidação teatral, mas pelo fato de que quem acompanha ou acompanhou um pouco da trajetória de Fernada Montenegro e Fernando Torres, pode compreender, que ali em algum momento, tivemos Simone falando de Sartre assim como Fernanda para Fernando.
Já no final do monólogo em que Fernanda / Simone descreve como foi a cena que ela viveu a morte de Sartre e como ela quis poupá-lo de informar que sua vida estava indo embora, vi uma Fernanda ali, não chorando pelo seu companheiro, mas tb em cumplicidade eterna, até o fim.
Fernanda trouxe uma voz cheia e empostada, talvez porque queria lembrar um pouco do sotaque francês de Simone, mas o seu vagar de pensamentos , me fez acreditar em algum momento que estava ali Simone de Beauvoir.
Esta oportunidade foi um presente da minha filha, linda, que desde do começo do mês passado quando estivemos no Oi Futuro, e comentei que seri um grande espetáculo, que valeria ir, por ser Fernanda e por ser sobre Simone, ela com sua transparência angelical infantil na hora falou: mãe se vc não tiver dinheiro eu pago pra vc! Faço questão, vc ama teatro, e vc sendo atriz deve assistir! Lágrimas correram , por que vi ali um amor incondicional, minha prole me presenteando um momento mágico. Valeu por tudo! por ela , minha filha linda, pela Fernanda , estupenda atriz e por Simone, com sua liberdade de expressão, sua maneira de colocar no sistema que na época era tão machista e moralista.
Depois de um espetáculo desses , só um brinde de vinho!!!
E foi o que eu fiz!
Mais Dionísiaca impossível!
;)
Um comentário:
fiquei curiosa... vou pedir pra minha filha pagar pra mim! rsrsrsrsrs
bjk
Postar um comentário