Entonce a palavra “Customização” virou a palavra chave em muitas coisas, tantos para os estilistas, para figurinistas, camarotes do carnaval, artesões em geral e colecionadores de bonecas que podem ser “transformadas”!!!
Bom, se vc for no dicionário, a palavra - customização- não existe, sua origem vem de costumer, que numa tradução tosca, seria um vestir, indumentar... que é relacionado para moda, particularidade, comportamento.
Customizar é um verbo novo, que passou a fazer parte da Língua Portuguesa há pouco tempo!
Então levando em conta a informação, a customização nada mais é que vc particularizar, modelar e consequentemente criar um comportamento. é adaptar produtos e processos ao gosto do cliente, ou no caso o seu!
Dae que podemos chegar a conclusão que uma peça tendo uma intervenção (customização), ela realmente passa a ser única.
Considerando que antigamente, quando via-se calças jenas rasgadas, desenhadas de caneta bic, com alfinetes ou clips presos além de tintas pingadas na roupa, eram “ modelitos” já customizados, porém eram malvistos, pois apresentavam um aspecto sujo, desleixado, anos passaram e hj ainda existem alguns jeans revoltados, mas o “in” hj é poder customizar sem ficar com cara de sujo ou largadão!
E isso se aplica em qualquer peça, seja ela uma roupa, uma peça de decoração, uma boneca!
A grande onda disso tudo é que podemos dar um ressucitada numa peça que gostamos e deixamos ela de novo com um novo look.
E assim podemos fazer com qualquer outra peça que der na telha!
Essa onda agora de customizar, é um reflexo da necessidade de poder pegar o usado , transformando –o no novo ou no diferente, único e exclusivo!
Agora que melhor exemplo de customização do que nós mesmos!!???
Pois é, cortamos nossos cabelos, pintamos , frizamos, alisamos, emagrecemos, engordamos, nos vestimos de várias formas conforme a moda, época ou idade.
Customizar é uma necessidade, como o reciclar, que no fim não deixa de ter o mesmo sentido!
E vc? Já customizou algo ou vc mesmo???
Eu já!
;P